Os olhos compram a arte,
a alma apenas compreende...
 

 

““Dar formas e glamour a projetos arquitetônicos com certeza é para poucos... Registrar através da arte nossa história secular e contemporânea é apenas para os apaixonados... O artista François Guerin reuni todos estes talentos e muito mais, sem contar que escolheu Ubatuba como sua terra da alma.”

O francês arquiteto e artista plástico François Guerin, 56, companheiro há 12 anos de Deisy Giostri, 53, e da bela Carolina, 18, está no Brasil há 25 anos. Sua formação universitária é em arquitetura, porém sua veia artística sempre presente em sua vida o transformou em um exímio perspectivista, onde ousa criar o ambiente e traços pomposos de projetos, os quais enchem os olhos de qualquer cliente, que sutilmente envolve-se com as obras, muitas vezes enxergando-se fazendo usufruto da mesma. Apaixonado pela história colonial, sua música e em especial sua beleza arquitetônica, assim como a barroca das quais podemos admirá-las até os dias de hoje em alguns lugares do mundo, o artista registra em suas telas figurativas momentos históricos e contemporâneos que contam como em um livro nossa passagem por este mundo.
François conta que desde sua infância já gostava de desenhar. Com seus 16 anos, fez o primeiro curso de pintura com a conceituada artista Hélène Besnard Giraudias. Posteriormente, dedicou-se a arquitetura e design com formação em Paris e pós-graduação nos EUA. Ao chegar ao Brasil, trabalhou com muitos arquitetos, mas por orientação e com uma carta de recomendação do arquiteto Carlos Bratke, François dedicou-se apenas ao ramo de perspectivas. Por isso, arquitetos de todo o país o procuram para desenvolver artisticamente seus projetos, até os dias de hoje.
Suas linhas firmes e simétricas quase sempre também encontramos em suas telas, que hoje, após um curso com a artista Eliza Pires, parecem tomar um outro rumo. Suas telas já mostram traços soltos e sem necessariamente uma fórmula (mesmo que inconsciente) matemática. Ele tornou-se autodidata em aquarela, da qual fala com uma grande intimidade, mas também retrata talentosamente obras de óleo sobre telas. Há três anos em Ubatuba, ele envolveu-se de corpo e alma com a cidade que escolheu para morar. Assim que chegou, criou um calendário com pintura de aquarela com figuras da cidade para apresentar seu trabalho, faz parte do grupo setorial de Artistas Plásticos da Fundart, onde apresentou o projeto “Pinte Ubatuba”, realizado sempre no mês de outubro em comemoração ao aniversário da cidade, onde os artistas têm apenas algumas horas para pintarem-na.
Desde que está aqui, ele leva o nome de Ubatuba por onde expõe. Já participou de 32 exposições desde de então, nas quais foi premiado por cinco vezes.
Suas telas são encontradas em exposição no hotel Cassino Sol e Vida - praia da Enseada; no Iate Club - Saco da Ribeira, e na Praça da Artes - av. Iperoig.
Quem quiser contratar seus serviços de perspectiva arquitetônica ou adquirir suas telas poderá visitá-lo em seu ateliê residencial à av. Castro Alves, 194 - Itaguá, ou entrar em contato pelo fone: (12)3832-4710.